domingo, 30 de setembro de 2012

A educação superior precisa ser avaliada


A educação superior no Brasil precisa passar por um processo de avaliação continuada. À esquerda ou à direita, ninguém pode dizer que vivemos uma situação confortável. Se não, vejamos! Quando se abre uma edital par a seleção de mestrado ou doutorado nas universidades públicas brasileiras, o resultado é catastrófico. Isso se tivermos uma visão das mais otimistas. Para se ter uma ideia do quadro, em geral, não são aprovados 20% dos candidatos em se tratando de uma seleção para mestrado ou doutorado. Nos concursos públicos, inclusive os que envolvem estudantes egressos desses programas de pós-graduação, o índice de aprovação é sofrível. Esses números devem servir para um processo de autoavaliação que leve em conta, inclusive, as condições de trabalho. Sem que isso seja levado em conta, discursos em prol da qualidade do ensino não passam de obviedades vazias que não resultam em nada. É preciso, antes de tudo, que haja efetiva responsabilidade de cada um dos envolvidos com o processo de educação de qualidade, voltada para a inserção política das pessoas, centrada na qualidade de vida e no exercício da cidadania. Sem que haja participação política e pleno exercício da cidadania a participação política das pessoas é uma utopia. A universidade brasileira, portanto, tem papel fundamental nesse processo de inclusão política. Centrado, portanto, no exercício pleno da cidadania. Para que isso ocorra, é necessário um processo constante de avaliação da educação superior do País. Sem isso, os discursos serão maravilhosos em tese, na prática, porém, não resultarão em nada. É contra isso que devemos nos posicionar. Sempre!

Se você ainda não leu a “Carta aberta ao secretário Sérgio Mendonça”, cliquei aqui, leia e replique. Todos precisamos refletir sobre o problema. Juntos!

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