terça-feira, 7 de agosto de 2012

O jogo do Governo para atingir o Andes-SN


Mais que assinar um acordo forjado conjuntamente com a Federação de Sindicatos de Professores de Instituições Federais de Ensino Superior (Proifes-Federação) o Governo Federal tenta, de todas as formas, atingir e desmoralizar o Sindicato Nacional dos Docentes das Instituições de Ensino Superior (Andes-SN). Esse parece ser o pano de fundo que se esconde por trás do jogo político do Governo desde o início da greve dos professores deflagrada no dia 17 de maio de 2012. Cada passo é orquestrado entre Proifes e Governo, inclusive as entrevistas às emissoras de televisão, não com o fim de negociar ou encontrar uma solução para a greve. Tudo é feito com um único foco: desacreditar o Andes-SN junto aos próprios professores das universidades e institutos federais e à sociedade. Isso tem de ficar muito claro entre todos nós, professores e professoras, na hora de discutir o reestabelecimento das negociações ou o fim da greve. Acima da negociação da carreira de professor federal proposta pelo Andes-SN está o jogo político entre quem irá ou não representar as bases dos professores e professoras daqui para a frente. Proifes e Governo apostaram que, com o alongamento da greve, o Andes-SN sairia tão chamuscado que seria obrigado a sair da greve e a engolir o arremedo de acordo empurrado por eles. O tiro saiu pela culatra. A greve ficou mais forte e os professores arrancaram a máscara da Proifes. O retorno do Governo à mesa de negociações é inevitável. Caso não ocorra, cairá sobre ele (e sua sócia Proifes) a pecha da intransigência. Manter a mobilização é fundamental para vencer esse jogo de nervos imposto a nós pelo Governo.

Se você ainda não leu a “Carta aberta ao secretário Sérgio Mendonça”, cliquei aqui, leia e replique. Todos precisamos refletir sobre o problema. Juntos!

Visite também o Blog Gilson Monteiro Em Toques e o novo Blog do Gilson Monteiro. Ou encontre-me no www.linkedin.com e no www.facebook.com/GilsonMonteiro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Participe! Comente! Seu comentário é fundamental para fazermos um Blog participativo e que reflita o pensamento crítico, autônomo livre da Universidade Federal do Amazonas.