terça-feira, 14 de agosto de 2012

Governo nem toca na questão dos professores em greve


O Governo Federal não aguentou a pressão e começa a receber hoje, pela manhã, parte dos servidores federais em greve. Os primeiros a serem recebidos são os representantes da Confederação dos Trabalhadores no Serviço Público Federal (Condsef). Essa entidade representa 26 categorias do funcionalismo público federal e é quem tem denunciado o governo federal junto à Organização Internacional do Trabalho (OIT), bem como ingressou com com Ação Direta de Inconstitucionalidade (ADI) no Supremo Tribunal Federal (STF) contra o decreto da presidente Dilma Roussef que permite a substituição de servidores federais em greve. Hoje, ainda, o Ministério do Planejamento também começa a negociar com os servidores em greve do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra) e do Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA). Amanhã, serão recebidos os policiais federais, dos servidores do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) e do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS). Em nenhum momento, porém, o Governo sinaliza que esquecerá o acordo forjado entre ele e a Federação de Sindicatos de Professores de Instituições Federais de Ensino Superior (Proifes-Federação). Ao que tudo indica, continuará ignorando os servidores, professores e professoras das 54 universidades federais em greve assim como o faz com a entidade que representa os professores e professoras das universidades federais em greve, o Sindicato Nacional dos Docentes das Instituições de Ensino Superior (Andes-SN). Ao contrário, ameaça com o corte de ponto, o que só acirra os ânimos. Enquanto isso, a base do Andes-SN reúne-se em assembleias gerais nas universidades em greve, e reafirma a posição de não retomar as atividades enquanto não forem reabertas as negociações e feita uma proposta que reestruture a carreira e aborde as condições de trabalho.

Se você ainda não leu a “Carta aberta ao secretário Sérgio Mendonça”, cliquei aqui, leia e replique. Todos precisamos refletir sobre o problema. Juntos!

Visite também o Blog Gilson Monteiro Em Toques e o novo Blog do Gilson Monteiro. Ou encontre-me no www.linkedin.com e no www.facebook.com/GilsonMonteiro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Participe! Comente! Seu comentário é fundamental para fazermos um Blog participativo e que reflita o pensamento crítico, autônomo livre da Universidade Federal do Amazonas.