segunda-feira, 30 de julho de 2012

Uma proposta meramente numérica


É de estranhar que o Governo Federal insista em uma proposta meramente numérica para os professores e professoras em greve. Mais estranho ainda que queira comprometer o ano de 2015. Seria mais coerente, se quer insistir em comprometer o futuro, que o Governo fizesse uma proposta até, no máximo, 2014, quando se encerra o mandato da presidente Dilma Rousseff. Coerente e correto, no entanto, seria estabelecer a data-base dos servidores federais similarmente ao que existe na iniciativa privada. Como pode, um Governo que nasceu no berço do sindicalismo, pelas mãos de Luiz Inácio Lula da Silva, agora, não garantir um direito fundamental que qualquer trabalhador que é a data-base? Negociar um acordo coletivo nos termos que o Governo Federal quer impor aos professores é assinar três anos de congelamento nos salários. Seria muito mais simples se, ao invés de insistir em negociar anos futuros, o Governo centrasse a proposta para o ano de 2013. Além disso, é preciso que o Estado se comprometa a solucionar o problema da falta de estrutura em todos os lugares que houve a expansão das vagas sem a garantia das condições de trabalho. Sem isso, não se pode falar só em números e percentuais. Remuneração digna é um direito de professores e professoras. Não se pode, porém, ter dignidade plena sem condições de trabalho.

Se você ainda não leu a “Carta aberta ao secretário Sérgio Mendonça”, cliquei aqui, leia e replique. Todos precisamos refletir sobre o problema. Juntos!

Visite também o Blog Gilson Monteiro Em Toques e o novo Blog do Gilson Monteiro. Ou encontre-me no www.linkedin.com e no www.facebook.com/GilsonMonteiro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Participe! Comente! Seu comentário é fundamental para fazermos um Blog participativo e que reflita o pensamento crítico, autônomo livre da Universidade Federal do Amazonas.