segunda-feira, 30 de julho de 2012

O bode preto do reenquadramento proposto pelo Governo


Além de todas as “pegadinhas” apresentadas pelo Governo Federal na dita “nova proposta” aos professores e professoras em greve, lançada no dia 24 deste mês, há uma tão risível que só pode ser vista como mais um “bode preto”, na linguagem Proifeseana. Há uma tentativa de seduzir professores associados com algo que o Governo chama de reenquadramento. Pela proposta, o professor Associado Nível 1, por meio de ofício ao setor de pessoal das universidades, poderá requerer o reenquadramento como Associado Nível 2. Essa mudança, no entanto, só poderá ser feita se o professor ou professora tiver 17 anos de efetivo exercício de magistério e de obtenção do título de doutor. A subida do Nível 2 para o Nível 3 seria com 19 anos e do Nível 3 para o Nível 4 com 21 anos. Trata-se, na verdade, não de uma proposta de incentivo ao reenquadramento. Ao contrário, é mais uma barreira à progressão. A se levar em conta que, também, na “nova proposta”, o professor (ou professora) ingressa na carreira, ainda que tenha o título de doutor, e passará 3 anos, só após o estágio probatório para pode solicitar progressão, corre-se o risco de passar 20 anos em uma classe bem como com quase nenhuma possibilidade de mudança de Nível. Em suma: tanto no critério progressão, quanto no critério remuneração, a tal “nova proposta” é infinitamente pior que a carreira atual. Qualquer que seja o ângulo que se examina a proposta do Governo Federal, o que se enxerga, é um engodo.

Se você ainda não leu a “Carta aberta ao secretário Sérgio Mendonça”, cliquei aqui, leia e replique. Todos precisamos refletir sobre o problema. Juntos!

Visite também o Blog Gilson Monteiro Em Toques e o novo Blog do Gilson Monteiro. Ou encontre-me no www.linkedin.com e no www.facebook.com/GilsonMonteiro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Participe! Comente! Seu comentário é fundamental para fazermos um Blog participativo e que reflita o pensamento crítico, autônomo livre da Universidade Federal do Amazonas.