sábado, 21 de julho de 2012

A grande mídia que se deixa enganar pela proposta do Governo


Causa asco a forma como a grande mídia se deixou enganar pela proposta de “reajuste” de 45% feita pelo governo aos professores em greve das universidades brasileiras. Ou se trata e falta de profissionalismo ou é uma aliança sórdida com o Governo Federal a fim de ludibriar a opinião pública e jogar os professores contra os estudantes, seus pais e toda a sociedade. É impossível acreditar que a Rede Globo de Televisão, só para citar um exemplo, é tão inocente a ponto de engolir a versão oficial sobre os 45% de aumento salarial. A questão essencial é tomar como “aumento salarial” apenas parte da reposição de perdas ao longo do período. O discurso oficial só serial correto se, efetivamente, a proposta do Governo oferecesse ganhos salariais. O que o Governo não disse, e as emissoras de TV, jornais e rádios do País fazem questão de esconder, é que, em primeiro, lugar índice de 45% será aplicado apenas aos salários dos professores titulares. Na Universidade Federal do Amazonas (Ufam), por exemplo, há, na ativa, apenas 21 professores titulares. É preciso frisar isso, na ativa, visto que, pela proposta do Governo, nenhum aposentado será beneficiado. A grande mentira do Governo é que mais de 80% da categoria é portadora do título de doutor. Acontece que nem todos os doutores terão ganhos salariais. O que a mídia fez foi pegar um discurso do Governo eivado de mentiras e reproduzi-lo sem o menor cuidado. Fosse responsável e não se deixasse manipular, teriam esclarecido à população que, desses mágicos 45% deveriam ser abatidos os índices de inflação do período tomado para a base dos cálculos. Era o mínimo que se poderia esperar de emissoras de rádio e televisão comprometidas com a verdade. O que parece não ser o compromisso da Rede Globo e de nenhuma delas.

Se você ainda não leu a “Carta aberta ao secretário Sérgio Mendonça”, cliquei aqui, leia e replique. Todos precisamos refletir sobre o problema. Juntos!

Visite também o Blog Gilson Monteiro Em Toques e o novo Blog do Gilson Monteiro. Ou encontre-me no www.linkedin.com e no www.facebook.com/GilsonMonteiro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Participe! Comente! Seu comentário é fundamental para fazermos um Blog participativo e que reflita o pensamento crítico, autônomo livre da Universidade Federal do Amazonas.