sábado, 28 de julho de 2012

A futura cooperativa de serviços educacionais


Será que os negociadores do Governo Federal imaginam que somos tapados? Que não sabemos ler nas entrelinhas e entre tabelas. Essa “nova proposta de carreira”, como bem afirmou o “negociador oficial”, Sérgio Mendonça, não passa de uma mal-ajambrada adaptação da primeira proposta, apresentada no dia 13 de julho e 2012, por acaso, uma sexta-feira 13, número do PT. Depois da entrevista de Rosane Collor à Rede Globo de Televisão fiquei a imaginar: será que no MPOG andam a praticar rituais de magia negra, com bodes pretos, para tentar enganar os professores e professoras em greve? Só pode! Porque a proposta apresentada é tão tuim, mas tão ruim que consegue ser pior que a vigente carreira de magistério superior. É ruim por alargar ainda mais a diferença entre os que estão na base e o topo da carreira. É péssima por acentuar a divisão da categoria entre os “pesquisadores Qualis A” e os “professores”. É terrivelmente deplorável por engessar a progressão de um nível ao outro. Enfim, é tão ruim que foi rejeitada integralmente pela base de professores. Nas entrelinhas e entre tabelas, essa proposta destrói de vez a carreira do magistério superior no Brasil e abre a primeira brecha para o surgimento da “cooperativa de serviços educacionais” ou alguma empresa do gênero. O que se quer com essa proposta é criar condições estruturais capazes de inocular o vírus da privatização por dentro (que já existe em boa parte da universidade brasileira). Essa universidade produtivista tem defensores vorazes. Principalmente entre os professores doutores (que hoje se julgam apenas pesquisadores). Eles são os “mais competentes”, por isso, conseguem “captar mais recursos para a instituição”. Transformam o espaço público dos laboratórios e salas de aulas em negócios próprios. Usam à exaustão todo o patrimônio da instituição para alicerçar o “empreendedorismo acadêmico”. Em suma, são “esses guerreiros” da educação brasileira os responsáveis pelo “financiamento” das universidades com a publicação em revistas internacionais e nacionais Qualis A. Quem não se lembra de cada item da pauta do Governo Fernando Henrique Cardoso, dentre elas a criação dos centros de excelência? Pois bem, tudo o que o movimento dos docentes das universidades brasileiras lutou contra foi empurrado goela abaixo nos governos Lula e, agora, de Dilma Roussef. A última cartada é esse plano de carreira. Não demora e eles criam mecanismos jurídicos legais para contratarem a “cooperativa dos temporários e substitutos”. Logo, logo, essa cooperativa se transforma em uma empresa de serviços educacionais. As armadilhas já foram lançadas. A tal Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares é o embrião. Depois dela, vão tentar convencer a sociedade de que o Estado não deve ser o responsável pelo financiamento das universidades. Que basta manter os prédios e contratar professores cooperados para ministrar aulas. A privatização estará efetivada! Depois não digam que não foram avisados!

Se você ainda não leu a “Carta aberta ao secretário Sérgio Mendonça”, cliquei aqui, leia e replique. Todos precisamos refletir sobre o problema. Juntos!

Visite também o Blog Gilson Monteiro Em Toques e o novo Blog do Gilson Monteiro. Ou encontre-me no www.linkedin.com e no www.facebook.com/GilsonMonteiro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Participe! Comente! Seu comentário é fundamental para fazermos um Blog participativo e que reflita o pensamento crítico, autônomo livre da Universidade Federal do Amazonas.