domingo, 10 de junho de 2012

A produção e a produtividade nas universidades


O momento em que os professores de mais de 50 das universidades públicas brasileira cruzaram os braços bem que poderia servir, principalmente, para aqueles que atuam nos programas de Pós-graduação, para uma discussão profunda sobre o modelo produtivista de avaliação e financiamento ora vigente. O cerne da questão é diferençar produção e produtividade. Um professor (ou professora) produtivista é aquele que nem discute o modelo atual, ao contrário, nele se enquadra, e só fala nos indicadores de área da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes). Vive-se uma verdadeira paranoia em torno desses indicadores de produtividade a ponto de, em alguns cursos e institutos da Universidade Federal do Amazonas (Ufam), por exemplo, qualquer conversa com os colegas só prospera se apontar para a possibilidade de publicação de um artigo. Penso que o ponto central não é a produtividade, mas, a produção, profunda e com impacto político e social. Grande parte dos artigos e livros dessa produção desenfreada dos professores e estudantes dos programas de Pós-graduação é numerosa, com certeza, porém, de qualidade extremamente duvidosa. Vale a pena um artigo (ou livro) que não é lido nem citado por ninguém? Ou será que vale mais aquele artigo (ou livro) citado por aquelas que fazem parte do “acordo invisível” das citações, ou seja, aquele jogo nada ético do “eu te sito, do me sitas”? Alguém já parou para pensar nessa face cruel da “produtividade acadêmica”? Vale mais um artigo (prefiro os ensaios) cujas ideias são lembradas (e verdadeiramente citadas) anos a fio ou dez artigos por ano dos quais não de fala de nenhum? Há muito que se refletir sobre o tema. Seria um assunto interessante para pautar parte das discussões nesse período de greve.

Visite também o Blog Gilson Monteiro Em Toques e o novo Blog do Gilson Monteiro. Ou encontre-me no www.linkedin.com e no www.facebook.com/GilsonMonteiro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Participe! Comente! Seu comentário é fundamental para fazermos um Blog participativo e que reflita o pensamento crítico, autônomo livre da Universidade Federal do Amazonas.