segunda-feira, 25 de junho de 2012

Para justificar o injustificável na universidade


Hoje fiquei a refletir, cedinho, ainda deitado, sobre dois discursos que ouvi durante as assembleias e reuniões da greve dos professores da Universidade Federal do Amazonas (Ufam). Um deles, para justificar o argumento de que o Plano Nacional de Formação dos Professores da Educação Básica (Parfor) não poderia parar, “pois a bolsa já foi incorporada ao meu orçamento”, além disso, “se não for nós, outros vão fazer”. Quando a discussão muda para a questão da “prestação de serviços” por parte da universidade pública como forma de captar recursos, vem o mesmo argumento: “se não fizermos, o pessoal das particulares faz e muito mais caro”. Lembrei-me, então, das minhas incursões pela questão da pedofilia, da violência contra crianças e adolescentes, que me renderam, dentre outras coisas, uma agressão covarde dentro do auditório Rio Negro, do Instituto de Ciências Humanas e Letras (ICHL) da Universidade Federal do Amazonas (Ufam). Rendeu-me, também, o conhecimento a respeito de um dos argumentos mais usados por pais ou padrastos que comentem violência sexual contra as filhas. Dizem eles que, “se não fizerem, outros veem e fazem”. O que impressiona é a similaridade nos três tipos de argumentos. Tanto na universidade como na vida há argumentos para justificar o injustificável. Há um modelo de universidade privatista, que empurra para os professores a captação dos recursos por meio da prestação de serviços à medida que os “obriga” a engordar o orçamento participando de “programas” como o Parfor. O argumento “se eu não fizer, outro faz...” termina por aproximar professores e país (e padrastos). Esses últimos justificam o crime sexual, aqueles, o crime da quebra da dedicação exclusiva. Em todos os casos, a justificativa não se aplica, muito embora, no caso dos pais o crime seja mais violento e menos justificável ainda.

Visite também o Blog Gilson Monteiro Em Toques e o novo Blog do Gilson Monteiro. Ou encontre-me no www.linkedin.com e no www.facebook.com/GilsonMonteiro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Participe! Comente! Seu comentário é fundamental para fazermos um Blog participativo e que reflita o pensamento crítico, autônomo livre da Universidade Federal do Amazonas.