terça-feira, 19 de junho de 2012

Governo recua e professores vão à Praça


O Governo Federal, mais uma vez, ludibriou o Sindicato Nacional dos Docentes das Instituições de Ensino Superior (Andes-SN) e desmarcou a reunião acertada para hoje, às 9h, em Brasília. Ao usar a desculpa de que as autoridades estão participando da Rio +20, o Governo decidiu adiar, com data ainda não prevista, a nova rodada de negociações. Os professores em greve da Universidade Federal do Amazonas (Ufam), conjuntamente com os estudantes e alguns técnicos, mantiveram a atividade na Praça Heliodoro Balbi (Praça da Polícia). Professores e estudantes começaram a chegar às 6h e foram se aglomerando. O músico Lúcio Bahia entrecortava a fala dos presentes com músicas. Paralelamente, professores e professoras distribuíam panfletos com explicações sobre o motivo da greve. O ponto alto do Ato Público foi quando Bahia dedilhou os primeiros acordes de “Pra não dizer que não falei de flores”, de Geraldo Vandré, que embalou movimentos paredistas ao longo dos anos. Assim que o músico começou a cantar “Caminhando e cantando e seguindo a canção...” todos os participantes deram-se as mãos e começaram a cantar a música, com braços abertos e levantados, e abraçar simbolicamente a Praça. Por fim, ao som de Gilberto Gil, “Esperando na Janela”, os presentes começaram a dançar e terminaram o Ato Público em um ambiente de alegria e confraternização.

Visite também o Blog Gilson Monteiro Em Toques e o novo Blog do Gilson Monteiro. Ou encontre-me no www.linkedin.com e no www.facebook.com/GilsonMonteiro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Participe! Comente! Seu comentário é fundamental para fazermos um Blog participativo e que reflita o pensamento crítico, autônomo livre da Universidade Federal do Amazonas.