segunda-feira, 14 de maio de 2012

Universidades devem rediscutir o Enem


As universidades brasileiras precisam urgentemente rediscutir o processo de uso do Sistema de Seleção Unificado (Sisu), que usa as notas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Por mais que os defensores existem e que as adesões sejam quase unânimes, há problemas que não foram discutidos à exaustão e hoje prejudicam sensivelmente a administração do ensino. A mais grave delas é o despreparo dos professores para lidar com situações que fogem às regras estabelecidas. Recebi, recentemente, a informação de que uma estudante de Letras da Universidade Federal do Amazonas (Ufam) sentiu-se humilhada por ter sido chamada na sexta lista de espera do curso. Disse ela que ao entrar em sala de aula, a professora avisou que ela estava reprovada e teria de cursar novamente a disciplina. A estudante sentiu-se humilhada, embora não tenha denunciado oficialmente a professora. No entender dela (da estudante) houve discriminação pelo fato de ela só ter sido aprovada na sexta lista de espera. O fato é que o problema existe, é recorrente e as universidades precisam discutir mais amplamente os problemas surgidos a partir da adoção do Sisu.

Visite também o Blog Gilson Monteiro Em Toques e o novo Blog do Gilson Monteiro. Ou encontre-me no www.linkedin.com e no www.facebook.com/GilsonMonteiro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Participe! Comente! Seu comentário é fundamental para fazermos um Blog participativo e que reflita o pensamento crítico, autônomo livre da Universidade Federal do Amazonas.