sexta-feira, 25 de maio de 2012

Reitora da Ufam apoia a greve dos professores


A reitora da Universidade Federal do Amazonas (Ufam), Marcia Perales Mendes e Silva, em reunião realizada com o Comando de Greve, hoje, às 9h, não só declarou apoio incondicional à Greve dos Docentes, mas, também, antecipou a data de convocação extraordinária do Conselho Universitário (Consuni) da Instituição para o dia 29 de maio de 2012, às 9h (em local ainda a ser definido). O objetivo da antecipação, argumentou ela, é “levar para a reunião da Andifes” uma Moção de apoio do Consuni à greve. Inicialmente agendada para a tarde de hoje, às 14h, a reunião foi antecipada para 9h a pedido da própria reitora. Em clima de respeito mútuo, vários professores, dentre eles o presidente da ADUA-SN, professor Antônio Pereira de Oliveira, fizeram uma avaliação do movimento e das últimas ações ocorridas. A reitora considerou justa a greve e as reivindicações dos professores e revelou que há problemas que não avançam nas discussões em Brasília. Citou como exemplo o caso de um professor que é contratado para atuar em Benjamin Constant, que deveria receber, além do salário, algum tipo de incentivo para lá se fixar. “Não é legal, não é moral, eles não encontraram excepcionalidade para a Copa? Por que não encontrar uma forma de excepcionalidade, por exemplo, para se fazer uma licitação e construir em Benjamin Constant, bem como incentivar os professores que lá se estabelecem?”, indagou a reitora, que concluiu, ao encerrar a reunião:”A Reitoria da Universidade Federal do Amazonas (Ufam), ciente do pleno exercício de direito democrático dos docentes, manifesta reconhecimento à justeza e à legitimidade das reivindicações em defesa de melhores condições de trabalho e valorização da carreira docente e do caráter público, gratuito e de qualidade das Instituições Federais de Ensino Superior”. Com a declaração, a reitoria deixa claro que defenderá uma Moção de apoio à greve bem como a lerá na reunião da Associação Nacional dos Dirigentes Instituições Federais de Ensino Superior (Andifes) que ocorrerá em Brasília, quarta-feira, dia 30 deste mês. Será que aqueles professores que praticam terrorismo contra os estudantes e afirmam que a greve é ilegal vão manter o discurso após essa manifestação da reitora? Será que ainda duvidam de que o Consuni não vai acompanhar o pensamento da sua presidente e se manifestar favoravelmente à greve? Terça-feira a dúvida deles será oficialmente tirada.

Visite também o Blog Gilson Monteiro Em Toques e o novo Blog do Gilson Monteiro. Ou encontre-me no www.linkedin.com e no www.facebook.com/GilsonMonteiro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Participe! Comente! Seu comentário é fundamental para fazermos um Blog participativo e que reflita o pensamento crítico, autônomo livre da Universidade Federal do Amazonas.