sábado, 28 de abril de 2012

Projeto libera a revalidação de diploma de médicos estrangeiros

O projeto 15/2012, de autoria da senadora Vanessa Graziottin (PC do B) tramita no Congresso Nacional e pode desmontar parte da máquina de regulação e fiscalização montado pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes). O projeto libera a necessidade de revalidação de diplomas para médicos estrangeiros, especialmente daqueles formados em Cuba. Ainda que se reconheça a necessidade de profissionais médicos no Brasil, é extremamente perigosa a liberação da necessidade de se revalidar os diplomas obtidos no exterior. A grande maioria dos médicos estrangeiros que se submete aos exames da Universidade Federal do Amazonas (Ufam), por exemplo, termina reprovado ou com necessidade de completar os estudos para realizar novo exame. O projeto da senadora amazonense, no Inal, ao invés de ajudar, tem potencial para pôr em risco a saúde da população dos locais onde esses médicos vão atuar bem como desmontar o bom sistema de avaliação montado pela Capes e pelo Instituto Nacional de Pesquisas Educacionais Anysio Teixeira (Inep). Será que, por ser do PC do B, a senadora ainda tenta, de alguma forma, restabelecer os laços com Cuba?



Visite também o Blog Gilson Monteiro Em Toques e o novo Blog do Gilson Monteiro. Ou encontre-me no www.linkedin.com e no www.facebook.com/GilsonMonteiro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Participe! Comente! Seu comentário é fundamental para fazermos um Blog participativo e que reflita o pensamento crítico, autônomo livre da Universidade Federal do Amazonas.