quarta-feira, 21 de março de 2012

As arapucas da Educação a distância



Sou entusiasta do uso das Mídias Digitais em sala de aula nos três níveis. Os professores lidam hoje com uma geração de jovens cuja principal característica é o contato direto, e constante, com atividades lúdicas essencialmente digitais. A sala de aula tradicional, muito provavelmente é ambiente de quase-tortura. Essa é uma das principais razões pelas quais defendo incondicionalmente o uso das Mídias Digitais como auxiliares no processo de aprendizagem. Esclareço e reforço: como auxiliares. O que sem vem fazendo no Brasil, no entanto, é uma expansão desenfreada da modalidade de Educação a Distância como se o único objetivo fossem os números finais e não a qualidade. Nessa modalidade, as Mídias Digitais deixam de ser auxiliares e passam a exercer papel fundamental, inclusive como motivo para atrair de clientes, principalmente nas instituições privadas. E como mero instrumento de atração de novos estudantes para algumas arapucas armadas por instituições sem nenhuma tradição nem na Educação presencial é que não aceito o uso das Mídias Digitais. A Educação a Distância é uma realidade mundial, não se pode esconder. Precisa, porém, ser levada a sério. Aos estudantes, cabe não cair em armadilhas, pois correm o risco de desembolsar um bom dinheiro à-toa. Nessas horas vale seguir o dito popular e desconfiar de toda esmola que seja grande demais.

Visite também o Blog Gilson Monteiro Em Toques e o novo Blog do Gilson Monteiro. Ou encontre-me no www.linkedin.com e no www.facebook.com/GilsonMonteiro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Participe! Comente! Seu comentário é fundamental para fazermos um Blog participativo e que reflita o pensamento crítico, autônomo livre da Universidade Federal do Amazonas.