quinta-feira, 27 de outubro de 2011

Liberdade e universidade

Liberdade com responsabilidade é o princípio basilar da pedagogia proposta por Maria Montessori. Experiências bem-sucedidas nesse campo, para os tradicionalistas, são raras. Há, no fundo, a ideia de que estudantes são pessoas irresponsáveis, não sabem o que querem e precisam de alguém, um tutor-professor, para orientá-lo. A isso se dá nomes como Educação, formação, ensino e quetais. A velha e surrada educação bancária parece ganhar novo fôlego no momento atual. Reacionários e tradicionalistas discursam contra o “excesso de liberdade”. Ao que parece, o que incomoda essas pessoas é a perda do monopólio do poder e do saber. Querem recuperar o poder de dizer o que o estudante deve e não deve fazer. Enxergam o espaço educativo como o lócus pura e simplesmente do ensinar e não do processo de troca de saberes para a aprendizagem. Nem na universidade nem na sociedade o problema não é a liberdade. É, justamente, a falta dela.

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