quarta-feira, 18 de maio de 2011

Não à homofobia no lançamento do Projeto Mimo.com...

Só quando deixava a Universidade Federal do Amazonas (Ufam), por volta das 17h de ontem, me dei conta de que o dia 17 de maio era o “Dia Internacional de combate à homofobia”. Pensei: “realmente, o universo conspira”. Esse seria o mote da minha fala no lançamento do Projeto Mimo.com...Patrícia Sampaio, minha colega doutora, professora do Departamento de História da Ufam, que, ontem, desde às 19h30, no espaço Thiago de Melo, da Livraria Saraiva Manaura Shopping, dividiu comigo, com o professor Nélson Noronha, diretor do Instituto de Ciências Humanas e Letras (ICHL), e com a professora do Departamento de Língua Portuguesa, Cássia Bezerra Nascimento, o prazer de uma palestra das mais profícuas que já participei: A nudez como expressão da liberdade na moda. O público em geral, estudantes de graduação e de pós-graduação, foram lembrados por mim que o dia 17 marca a luta contra a homofobia. Para que ficasse bem-claro que o próprio surgimento do Grupo de Pesquisa Linguagens, Mídia e Moda (Mimo) no Programa de Pós-Graduação em Sociedade e Cultura na Amazônia, da Universidade Federal do Amazonas (Ufam) é um grito de liberdade. É trazer para a universidade um tema considerado “menor”. É elevar a moda ao panteão dos “objetos de pesquisa” da academia. É gritar para o mundo que estudar moda é normal e comum aos seres humanos e não um campo destinado apenas aos homossexuais. Daí a felicidade de o Projeto Mimo.com... ter sido lançado exatamente no Dia Internacional de combate à homofobia. Instada a abordar o tema, a professora Patrícia Sampaio o fez com tamanha competência que comprovou a minha tese: “realmente, o universo conspira”. O projeto Mimo.com ocorrerá todos os meses com diálogos sobre Linguagens, Expressões Humanas, Mídia e Moda. Serão convidados importantes nomes do meio acadêmico para travar com a sociedade diálogos sobre algum tema intrigante que envolva a moda. É uma promoção do grupo de pesquisa Linguagens, Mídia e Moda (MIMO) do Programa de Pós-Graduação em Sociedade e Cultura na Amazônia, da Universidade Federal do Amazonas (Ufam) em parceria com a Livraria Saraiva MegaStore. O encontro de estréia, ontem, com a professora Patrícia Sampaio, foi marcado por um importante percurso sobre a história da nudez no mundo, no Brasil e no Amazonas. Conheça o Blog do Grupo de pesquisa Linguagens, Mídia e Moda (MIMO) e veja mais detalhes do encontro de ontem.
Pensamento complexo
Hoje, às 18h, no auditório Rio Solimões, do Instituto de Ciências Humanas e Letras (ICHL) da Universidade Federal do Amazonas (Ufam), o professor doutor Edgard Assis de Carvalho, fará a palestra “Edgar Morin e a construção do pensamento complexo”. O professor Edgard Assis de Carvalho é titular da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP) e coordenador do Núcleo de Estudos da Complexidade. A palestra é uma promoção do Programa de Pós-graduação em Sociedade e Cultura na Amazônia (PPGSCA) da Ufam.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Participe! Comente! Seu comentário é fundamental para fazermos um Blog participativo e que reflita o pensamento crítico, autônomo livre da Universidade Federal do Amazonas.