domingo, 3 de janeiro de 2010

Ufam 2010


Indicado pela reitora Márcia Perales e aceito pelo Conselho Universitário (Consuni) da Universidade Federal do Amazonas (Ufam) como o “Ano da Estatuinte”, 2010 não pode ficar apenas em salamaleques, discursos oficiais mas nenhuma ação. É preciso trabalho intenso e dedicação plena ao projeto de Estatuinte. Como está, em frangalhos, a Ufam não pode ficar. Existe a Ufam de Manaus, que funciona completamente diferente da Ufam do interior, e existe a Ufam das unidades que criaram faculdades a torto e a direito. Esse é o primeiro desafio da estatuinte: fazer uma limpeza nos currais eleitorais e acabar de vez com as faculdades de um curso só. Faculdades não podem, não devem e é impossível administrar dessa forma, ter o mesmo status administrativo dos institutos. Desde que o mundo é mundo a estrutura administrativa das boas universidades é formada por Institutos (ou quaisquer outros nomes que se queira dar), esses institutos abrigam Faculdades e as Faculdades abrigam os cursos que, certamente, deveriam acompanhar a a lógica da divisão por área feita pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), uma vez que a Ufam hoje possui mais de 30 curso de Pós-graduação. A estrutura é simples e permitiria agilidade administrativa e avaliações positivas dos cursos da Ufam, caso as vaidades e a idiotia baré fosse deixada de lado. A proposta até já existe e foi entregue ao famigerado Comitê Gestor faz tempo, porém, totalmente desvirtuada. Como ela está intacta em meu computador, voltará a ser discutida, assim espero.

Visite também o novo Blog do professor Gilson Monteiro.

Um comentário:

  1. Espero que essas divisões sejam reorganizadas e que a Ufam em 2010 colha bons frutos que só se dará após muito trabalho , enfim ótimo 2010 a todos :*

    ResponderExcluir

Participe! Comente! Seu comentário é fundamental para fazermos um Blog participativo e que reflita o pensamento crítico, autônomo livre da Universidade Federal do Amazonas.