quarta-feira, 13 de maio de 2009

O combustível da universidade

O que comentei quando fui covardemente agredido está no endereço do Ministério da Saúde para quem quiser ver. Curiosamente um site oficial do Governo Federal. Estranhamente, não há na Internet nenhum registro de matéria de algum jornal de Manaus sobre o assunto. Isso, também, comentei. Se o vice-governador achar que deve me processar, responderei, de cara limpa, NUNCA, JAMAIS, EM TEMPO ALGUM, escondi-me por trás de pseudônimos para me manifestar. Já levei até porrada por isso (e todos sabem). Posso até morrer por isso? É um risco. Um dia morrerei por isso ou não. Jamais morrerei, no entanto, por omissão. Nunca escondi a cara. Essa é a minha diferença. Gostaria de cruzar todos os dias com quem me considera inimigo dentro da Ufam; respeitá-lo, ainda que pense diferente de mim, mas de cara limpa. Ficaria profundamente decepcionado, porém, se descobrisse que umas daquelas pessoas que elogiam a minha coragem, que batem no meu ombro, que dão sorrisos; escondem-se por trás de um pseudônimo, para me atacar. Ficaria decepcionado, no entanto, jamais o agrediria com socos e pontapés. No meu dicionário, pessoas que batem no ombro e depois se escondem por trás de pseudônimos são pusilânimes. E pusilânimes não merecem meu respeito. São vermes travestidos de seres humanos, muito embora até os vermes sejam seres e mereçam respeito, pois contribuem para o equilíbrio do planeta. Isso é ser "arrogante, despeitado, abusado e sem educação? "Parafraseando Raul Seixas, "eu prefiro ser, essa metamorfose ambulante, do que ter aquela velha opinião formada sobre tudo". Prefiro ser visto como "arrogante, despeitado, abusado e sem educação", mas de cara limpa. Prefiro ser visto, julgado, condenado, absolvido, seja o quer for. Mas, respirar o combustível do espírito da universidade que é o respeito à autonomia, à individualidade e à pluralidade.

Não deixe de ler o site do
Professor Gilson Monteiro

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Participe! Comente! Seu comentário é fundamental para fazermos um Blog participativo e que reflita o pensamento crítico, autônomo livre da Universidade Federal do Amazonas.